Quero comprar

 

 

 

 

O leilão traz diversos benefícios para quem vende: 


GERAÇÃO DE CAIXADIVULGAÇÃO E ABRANGENCIA NACIONALCONTROLE DE PAGAMENTO E RECEBIMENTOSATENDIMENTO AO CLIENTE 
O Vendedor transformará seus ativos que ocupam espaço físico em sua empresa e terá a possibilidade de gerar caixa com a sua venda.Seus ativos serão divulgados em todo o território nacional, através do site da Manheim e em mídias de grande circulação, atingindo maior número de Interessados.Nãé necessário se preocupar com o recebimento do valor do bem arrematado. A Manheim faz isso por você!Todas as informações pertinentes ao leilão serão centralizadas na Manheim, o que evita o contato direto entre Vendedores e Interessados/Arrematantes.



Além de outras vantagens, como a realização de negócios de forma clara e objetiva com transparência e eficácia! Transforme seus bens em dinheiro. Qualquerr pessoa física ou jurídica que possua bens móveis e imóveis, com devida comprovação de origem, pode vender conosco.

 

A Manheim dispõe de uma equipe comercial para atendê-lo e oferecer uma parceria de grandes negócios com eficiência, praticidade e qualidade, entre em contato conosco.

 

 

AUTOMOTIVO

sac@manheim.com.br

11 2085-4910

IMÓVEIS

imoveis@manheim.com.br

11 4346-6001

MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

materiais@pactobr.com

11 4346-6001

 

 


LEILÃO

1. O que quer dizer Leilão Público?
É a atividade regida pela lei mais fundamental do mercado: a da oferta e procura. É uma técnica de venda dinâmica, transparente, cercada de garantias para o vendedor e comprador. Trata-se de uma venda pública, onde vence quem ofertar o maior lance acima do valor mínimo estipulado.



2. Quem pode conduzir um leilão? 
Apenas os leiloeiros oficiais. A profissão do leiloeiro é regida pelo Decreto Lei nº 21.981, de 19 de outubro de 1932.



3. Os lotes pertencem ao leiloeiro?
Não, o leiloeiro não vende bem próprio em leilão. Ele é apenas mandatário do comitente vendedor. São os proprietários e, portanto, vendedores que autorizam o leiloeiro a proceder a venda em leilão. O leilão é somente um mecanismo que viabiliza a compra e venda de bens entre o comitente vendedor e o arrematante comprador.



4. Qual é a procedência dos bens leiloados? 
Os bens provém de bancos, financeiras, locadoras de veículos, seguradoras, frotistas, empresas e indústrias dos mais diversos segmentos, além dos leilões Judiciais.



5. Como funciona o leilão? 
O leiloeiro irá ler as condições de venda descritas no catálogo, as quais deverão ser acompanhadas por todos os compradores. Em seguida os lotes em leilão serão anunciados um a um. Assim que o lote de seu interesse for anunciado levante a mão para dar um lance. Caso existam mais pessoas interessadas no mesmo lote inicia-se uma disputa para decidir quem dará o maior lance. Os usuários online que estiverem participando do leilão diretamente dos nossos Pátios, concorrerão em tempo real com os demais.





6. Quem pode participar do leilão?

Todas as pessoas físicas capazes e pessoas jurídicas. Qualquer pessoa, física maior de idade ou pessoa jurídica, pode participar do leilão. Nos leilões online é necessário que o interessado seja cadastrado, comprovando a titularidade dos dados inseridos no cadastro.



7. Como faço para participar de um leilão?
É muito simples! Para participar através dos nossos auditórios, basta estar munido de cheque e documento de identificação com foto. Para participar pela Internet, é preciso preencher o cadastro online no site da Manheim, enviar a documentação solicitada e aguardar a liberação do cadastro.



8. Como e quando são divulgados os leilões? 
A agenda completa dos leilões está disponível no site da Manheim. Destaques também estão disponíveis nos perfis do Facebook e Instagram.



9. Qual o tempo médio de duração de um leilão? 
Um leilão poderá ficar disponível no site para lances de três à 30 dias, à critério exclusivo de cada comitente, sendo que haverá uma data e horário definida para o seu encerramento. O tempo de duração do leilão (tempo entre o fechamento do primeiro e último lote do leilão) pode variar conforme a quantidade de lotes disponíveis no pregão.



10. Onde eu tenho acesso às Condições de Venda dos leilões? 
As Condições de Venda constam de um edital e estão disponíveis no site da Manheim. Também são impressas nos catálogos distribuídos nos leilões e lidas em voz alta pelo leiloeiro no início de cada leilão.




11. Eu posso visitar o bem de meu interesse?
Sim, a visitação é recomendada, porque os bens em leilão são vendidos no estado em que se encontram e de acordo com as Condições de Venda, não dando margem à reclamações posteriores. A visitação não é dispensada àqueles que participam pela Internet, pois o leilão é presencial, em hora e local previamente estabelecidos. No local informado, estarão os bens à disposição para as vistorias dos interessados.




12. O que é um lote?
Bem ou conjunto de bens que serão leiloados. 




13. Veículos de seguradoras são sinistrados?
Todo veículo em leilão, cuja origem é de um sinistro, proveniente de Seguradoras, são definidos como sinistrados (Portaria 1183 de 18/08/2003 ? DETRAN).



14. Como eu faço para colocar bens em leilão?
Entre em contato (11) 2085-9422 e peça para falar com nosso responsável pelo assunto.




15. Em quais cidades a Manheim possui pátios de bens a serem leiloados?
Em Guarulhos-SP e Ibaté-SP.



16. Minha conexão de Internet é lenta. Isso pode atrapalhar meu Lance Online? 
Sim. Os lances online serão concretizados no ato de sua captação pelo provedor e não no ato da emissão pelo participante. Assim, diante das diferentes velocidades nas transmissões de dados, dependentes de uma série de fatores alheios ao controle pelo provedor, o leiloeiro e os comitentes (proprietários dos bens) não se responsabilizam por lances ofertados que não sejam recebidos antes do fechamento do lote.    

 


 

CADASTRO

1. Como faço meu cadastro?
Para realizar o cadastro clique na página – faça meu cadastro pessoa física ou jurídica



2. Como alterar meus dados de cadastro? 
Depois de efetuado o login no site, acesse a área de meu cadastro para alterar os dados.



3. Como recupero minha senha?
Na página de login, clique em esqueci minha senha, confirme os dados e receberá a senha de forma automática por e-mail. "por favor verifique se o e-mail não está no lixo eletrônico" ou na “caixa de spams”



4. Meu cadastro está bloqueado. O que fazer?
Caso o seu cadastro esteja bloqueado, entre em contato via e-mail sac@manheim.com.br. Se preferir, entre em contato através do telefone (11) 2085.9522 de segunda à quinta das 9h às 18h e sexta, das 9h às 17h.



5. O que quer dizer habilitação? 
Habilitação é o processo pelo que o usuário cadastrado solicita autorização para participação em determinado leilão. Para cada novo leilão de interesse, é necessário que o usuário solicite uma nova habilitação.



6. Recebi um e-mail solicitando documentos. O que fazer?
Para que possa enviar a documentação necessária para participar do leilão, segue abaixo o passo a passo: 
1 - acessar o site com seu login e senha;
2 - ir na área "minha conta";
3 - ir na área "meus documentos" - nesta etapa, consta a relação de documentos, bem como declaração de termo de uso para download - fazer upload dos documentos escaneados.




LANCE

1. Como faço para dar lances? 
Você precisará estar com login efetuado e habilitado para das lances no leilão para assim conseguir dar o lance.



2. O que significa auto oferta(lance automático)? 
O usuário interessado pode cadastrar um valor máximo para que o sistema efetue automaticamente os lances em nome do usuário, toda vez que sua oferta for superada, tendo como base o incremento mínimo. O sistema lançará até alcançar o valor limite de lance cadastrado. Em caso de empate de valores, o lance automático prevalecerá sobre o lance manual, por ter sido cadastrado em data posterior ao lance manual.



3. O lance automático é seguro?
O lance automático é uma informação sigilosa, que nenhum funcionário da manheim e leiloeiro tem acesso.



4. Posso cancelar lances? 
Não é possível conforme consta no edital do leilão.



5. O que é um lance? 
É o valor ofertado pelo interessado em um lote que está sendo leiloado.



6. O que significa lance inicial? 
Valor mínimo a ser ofertado para um lote para iniciar o leilão



7. O que significa lance manual?
O lance é ofertado no sistema manualmente pelo interessado habilitado tendo como base o incremento mínimo. Se o interessado habilitado realizar 10 ofertas, ele deverá inserir 10 lances.



8. O que significa lance mínimo?
É o menor preço para que um determinado lote seja vendido. Se o lance mínimo não for atingido, poderá ser recebido um lance condicional, que será levado à apreciação do comitente. Lance mínimo significa o valor mínimo que pode ser lançado por um determinado lote, não necessariamente sendo o menor valor de venda do bem.



9. O que significa incremento mínimo? 
Valor mínimo a ser acrescido ao lance anterior para que seja ofertado um novo lance. Este valor é determinado pelo leiloeiro e poderá ser modificado no decorrer do leilão. Incremento mínimo é o valor (mínimo) adicional que o sistema aceita para um novo lance. Ele varia de acordo com o lote/leilão.



10. O que significa lance condicional? 
Na hipótese do maior lance dado no leilão não atingir o preço de reserva, o leiloeiro, após o encerramento do leilão, poderá submeter para avaliação do vendedor o maior lance recebido durante o leilão, ainda que inferior ao preço de reserva. O vendedor, a seu exclusivo critério, poderá aceitar ou não o lance condicional. O tempo para resposta do lance condicional será informado nas “condições de participação e arremate em leilão”. É o termo utilizado quando o maior lance ofertado por um bem não atingir o valor mínimo de venda exigido pelo seu vendedor, sendo neste caso o lance submetido ao comitente que poderá, ou não, aceitá-lo. Os lances vencedores poderão ser considerados como condicionais a critério exclusivo do leiloeiro oficial e serão submetidos à aprovação da comitente vendedora. Nesse caso, a venda só será concretizada após aprovação da comitente.



11. O que fazer quando o meu lance ficar como lance condicional? 
Basta aguardar o retorno autorizado pelo comitente. O lance condicional será levado à apreciação do vendedor e após receberemos a resposta, entraremos em contato. O prazo para resposta será de até 3 dias úteis após a data do leilão, conforme disposto nas condições de venda.



12. Posso desistir do meu lance condicional?
Não é possível desistir do lance condicional durante os 3 dias úteis após a realização do leilão. Após este prazo, caso o vendedor não tenha enviado uma resposta, o participante estará liberado do lance.



13. O que fazer se o meu lance for o vencedor? 
Caso seu lance seja o vencedor, em até 24 horas úteis após o término do leilão (ou após a aprovação dos lances por parte da comitente vendedora), cada arrematante receberá um e-mail (no endereço cadastrado no site) com instruções para realização do devido depósito, cujas informações também podem ser encontradas no próprio edital do leilão. Caso não receba, o arrematante deve entrar em contato com a manheim (sac@manheim.com.br).
 

 



HABILITAÇÃO

1. Como proceder para solicitar habilitação?
Para solicitar habilitação para participação em um determinado leilão, o interessado deve efetuar o login, solicitar habilitação dentro do leilão escolhido. E receberá um e-mail com as condições de venda para o aceite. Depois de aceite, estará habilitado para dar lances.

 



VISITAÇÃO

1. É possível visitar os bens leiloados?
Sim. Para alguns leilões será necessário agendar a visita e para outros, não. Quando necessário, estará especificado ao lado do lote no site da manheim (no campo “visitação”).



2. Qual o endereço para visitação dos lotes?
A disponibilização do endereço para visitação dos lotes varia de acordo com o leilão. Para alguns leilões, o endereço pode ser encontrado no edital, na página do leilão ou na descrição do próprio lote. Infelizmente para alguns leilões, a localização dos lotes só será fornecida mediante agendamento de visitação ou em caso de pagamento de arrematação para retirada

 



PAGAMENTO. ARREMATEI UM LOTE, E AGORA?  

1. Posso pagar com cheque, dinheiro ou cartão de crédito? 
Não, os pagamentos devem ser efetuados exclusivamente através de boleto bancário. Se o boleto bancário for pago em dinheiro no Banco Bradesco, a compensação se dará no dia posterior ao pagamento e após a confirmação do crédito o lote poderá ser retirado.



2. O que acontece se eu não efetuar o pagamento no vencimento do boleto?
Se o pagamento não for efetuado dentro do vencimento, estará automaticamente rescindida a compra, perdendo o arrematante a importância dada como sinal (20%), acrescida do valor correspondente às despesas de organização e depósito de bens e outras, apontados na descrição do lote, cujo título poderá ser protestado e cobrado pelo Leiloeiro. Caso o pagamento não seja realizado na data informada no edital e, consequentemente, não constatado pelo financeiro, os lotes serão repassados aos demais interessados e os valores pagos serão devolvidos, descontados os valores de multa por desistência.



3. Posso desistir da minha compra?
De acordo com as Condições de Venda, não serão aceitas desistências posteriores à arrematação. Conforme consta no edital dos leilões, a Manheim não cancela lances já ofertados. Antes e durante o leilão, o lance poderá ser superado por outro usuário. Caso seu lance seja vencedor, o usuário poderá desistir do mesmo, pagando uma multa por desistência (cujo valor varia de acordo com o Leilão). O Edital do Leilão traz a informação sobre os valores da multa.



4. Qual é o valor da comissão do leiloeiro? 
A comissão do leiloeiro é de 5% sobre o valor da venda.



5. O que é a comissão do leiloeiro? 
O percentual de comissão está descrita no edital do leilão e será aplicado sobre o valor vencedor do lote.




6. Existe custo para se cadastrar na manheim? 
Não. O cadastro da manheim é gratuíto.



7. O que significa despesas administrativas? 
A despesa administrativa é uma despesa adicional paga pelo usuário arrematante. Ela consta no edital do leilão e varia de acordo com o valor do arremate e tipo de produto.
 

 



DOCUMENTAÇÃO

1. Quando a documentação do veículo estará disponível?
A documentação dos bens arrematados será encaminhada pelos comitentes vendedores. O prazo para a entrega é diferenciado de acordo com cada comitente e constará da descrição do lote contida no catálogo do leilão ou será mencionado pelo leiloeiro.
Verificar nas condições gerais e nas observações do catálogo o prazo da documentação de transferência. O prazo varia de acordo com vendedor e lote. 
O crlv – licenciamento – pode ser entregue antes do prazo estipulado em catálogo. Pode ocorrer até mesmo no momento da retirada do veículo. (consultar as observações) 
O crv – documento necessário para transferência – é preenchido com seus dados e enviado ao vendedor para que faça reconhecimento de assinatura. Após isso, é devolvido para a loop. Quando isso acontecer, entraremos em contato imediatamente.
Para agilizar o processo de preenchimento do crv, mantenha seu cadastro atualizado.



2. Despachante opcional.
Em caso de despachante opcional, você será informado quando seu documento estiver na loop, com as devidas alterações de cadastro e reconhecimento de firma por parte do vendedor.
Em posse do documento, você pode efetuar a transferência. Confira aqui os valores de transferência, optando por utilizar nosso despachante parceiro.



3. Despachante obrigatório
Em caso de despachante obrigatório os dados de acesso ao site serão enviados pelo despachante via email. Esse acesso permite a consulta do andamento da transferência. Você só receberá esse e-mail após o pagamento do boleto de transferência. Obs.: confira sempre sua caixa de e-mail e spam.

 


 

RETIRADA

4. Quais são os documentos necessários para retirar meu (s) lote (s)?
Para todos os lotes: cópia do comprovante de pagamento e nota de venda do leilão.\n pessoa física: cópia de rg, cpf, cnh (vigente) e comprovante de residência.\n pessoa jurídica: cópia do cnpj, contrato social, comprovante de endereço (empresarial), rg, cpf e cnh (vigente) do representante da empresa.\n termo de responsabilidade (original com reconhecimento de firma): para os casos em que o termo é exigido pelo comitente.\n autorização de retirada: para os casos em que a retirada será feita



5. Moro em outro estado. Caso eu seja vencedor a manheim brasil envia os lotes para mim?
Não. A responsabilidade de retirada e transporte da mercadoria é do arrematante. A manheim não manda produtos arrematados via correio.



6. A manheim brasil disponibiliza ajudantes para desmontagem e transporte dos bens arrematados?
Não. Os funcionários da manheim são responsáveis apenas pelo acompanhamento da retirada do lote. É o arrematante quem deve providenciar mão de obra para desmontar, retirar e transportar os bens arrematados.



7. Posso autorizar terceiros a retirar o lote?
Sim. No caso de um terceiro retirar os bens arrematados, é necessário o contato com o sac da manheim para efetuar a autorização através do site ou que o mesmo esteja munido de uma autorização própria com firma reconhecida, além de documento oficial com foto.



8. Não pude retirar no dia. Como proceder com a retirada atrasada? 
Caso o arrematante não consiga retirar o lote no dia designado, a retirada poderá ser feita em data a ser designada pelo departamento financeiro e de acordo com a disponibilidade da comitente, mediante pagamento de multa por estadia conforme descrito no edital. O mesmo acontece se o arrematante não retirar a totalidade dos lotes no dia designado no edital.

 


 

IMÓVEIS. PARTICULARIDADES DO IMÓVEL

Quem pode participar dos leilões de imóveis? 
Pessoas físicas capazes e pessoas jurídicas.



Quais os documentos necessários para a arrematação?
se pessoa jurídica: CNPJ, ato constitutivo da sociedade e sua última alteração, prova de representação, declaração completa do Imposto de Renda, acompanhada do respectivo recibo, RG/RNE e CPF dos seus representantes legais, ficha cadastral, devidamente preenchida e assinada. 




Se pessoa física: RG/RNE e CPF, inclusive de seu cônjuge ou companheiro, quando for o caso, comprovante de residência, certidão de casamento, declaração completa do Imposto de Renda, acompanhada do respectivo recibo, comprovante de permanência legal e definitiva no país, se estrangeiro, ficha cadastral, devidamente preenchida e assinada.



Como me informar sobre as datas dos próximos leilões?
Você encontra as datas na agenda de leilões no site da Manheim. Comunicamos também em jornais de grande circulação e diretamente aos compradores cadastrados por e-mail.


Os leilões são online e presenciais? Qual o endereço de realização dos leilões presenciais? 
Sim, são online e presenciais (simultâneo). Os leilões presenciais ocorrem no pátio de Ibaté/SP – Rodovia Whashington Luiz, Km 248.



Eu posso visitar o imóvel de interesse? 
Se o imóvel estiver desocupado, sim. Necessário entrar em contato para agendar data e horário da visita.



Quem é responsável pela desocupação do imóvel, quando ocupado? 
A desocupação é de responsabilidade do arrematante.



Qual a forma de pagamento do arremate?
A forma e o prazo variam de acordo com o comitente, constará do edital e da descrição do bem. Se o próprio devedor arrematar, para recuperar seu imóvel, obrigatoriamente o pagamento deverá ser à vista.



Qual é o valor da comissão do leiloeiro? 
A comissão do leiloeiro é de 5% (cinco por cento) sobre o valor do arremate.



Qual é o documento que formaliza a arrematação?
A Manheim emite uma ata de arrematação (recibo) que deverá ser assinada pelo arrematante e pelo leiloeiro, constam as informações do imóvel, o valor do arremate, da comissão, entre outros.



Quais os canais de atendimento para esclarecimentos de dúvidas?
Telefone: (11) 4346-6001 e e-mail: imoveis@manheim.com.br Fiquem sempre atentos aos editais!